Tendências

Tendências Tecnológicas

20/01/2022

4 minutos de leitura

201 visualizações

inova

Compartilhe:

Olá, pessoal! Olha eu aqui novamente, mas, desta vez pra falar de tendências na área de tecnologia.

Na última semana, maratonei a Consumer Electronics Show (CES), uma feira que acontece todos os anos na cidade de Las Vegas e apresenta as principais tendências de novas tecnologias e as suas diversas possibilidades de aplicação.

E vocês sabem o quanto eu fico empolgada com tecnologia, né? Mas não vou guardar o conhecimento só comigo já que isso não tem nada a ver com colaboração. Então, confiram abaixo as tendências que chamaram a minha atenção, aliás, já haviam chamado pois já estão nos negócios que escolhi acelerar.

Human Mobility

Provavelmente, já deve ter passado por sua timeline algum vídeo de robôs que já estão praticamente fazendo Crossfit. Então, na CES , uma grande montadora anunciou, em parceria com uma empresa inovadora na área de robótica, como eles estão explorando as diversas possibilidades da robótica avançada para melhorar a mobilidade dos seres humanos. É o que eles estão chamando de “wearables robots”, equipamento que, quando vestido pelo usuário, tem a finalidade de facilitar as atividades diárias. E isso lembra quem? Sim, a Exy, acelerada que anunciamos nesta semana.

Sensacional, né? Mas não para por aí!

Machine Learning

Uma segunda tendência que foi apresentada na feira é a autonomia de veículos e não estamos falando de qualquer veículo, mas de tratores que, em breve, poderão estar operando em nossos campos, aqui no Brasil.

Uma grande fabricante de máquinas e veículos agrícolas demonstrou como faz uso de câmeras e reconhecimento de imagens para permitir que o trator entenda o ambiente ao seu redor e isso sirva de input para a tomada de decisões. A aplicação de machine learning em imagens coletadas por câmeras contribui para a tomada de decisão, que é desafiadora, afinal, imagine a variedade de imagens que podem ser coletadas em um campo, em um cenário completamente inconstante. Acrescente obstáculos como variação de cores, ausência de fundo de cor sólida, luminosidade e tantos outros fatores que são os mesmos que estamos enfrentando com a prova de conceito da Pix Force.

Essa startup foi selecionada para solucionar a inspeção de matéria-prima por meio da visão computacional. Partindo do princípio que o algoritmo desenvolvido pela PIX consegue identificar tudo aquilo que o olho humano é capaz de ver, estamos colocando câmeras de alta definição para identificar potenciais riscos e melhorar o  controle de qualidade de matérias-primas. E o que isso tem de relação com o case que mencionei? Tudo! Além de aplicarmos os mesmos princípios tecnológicos, estamos enfrentando desafios semelhantes como ausência de padrões geométricos, diversidade de cores e complexidade das imagens. O importante é que desafios são o nosso combustível para inovar!

Internet of Things

E, por fim, você já deve estar esperando eu fazer uma conexão com a Hedro, não é? Eu nem preciso dizer que quando o assunto é IoT não faltam novidades, por isso, vou me concentrar em contar pra vocês o que uma líder do segmento de eletrônicos abordou na CES aplicações do conceito na casa das pessoas, enfatizando a facilidade. Assim como a Hedro, acelerada anunciada em dezembro, que  de forma simples conseguiu trazer esses conceitos para seus sensores no ambiente de IIoT, fazendo com que a adoção tecnológica seja facilitada, sem que você precise ser um especialista em IIoT para instalar ou interpretar os dados que estão sendo coletados.

Seja em nosso cotidiano ou em ambientes industriais, a tecnologia já é uma realidade e estará  cada dia mais presente para nos ajudar e facilitar a nossa vida. Por aqui, eu estou antenada em tudo que está acontecendo no mundo para viabilizar e fazer meu propósito acontecer: desenvolver e fomentar a Inovação e o Desenvolvimento Sustentável, via conexão entre empreendedores STARTUPs e a TUPY. Assim, fortaleço o ecossistema de inovação e gero impacto positivo nos territórios onde as STARTUPs e a TUPY operam por meio de novas oportunidades de negócios e geração de conhecimento.

Quer continuar por dentro das tendências? Continue acompanhando aqui.

See you soon =)

inova

Compartilhe: